Presidente da FUNVIC participa de reunião da UNESCO em Tóquio
Celebração dos 70 anos do Movimento de Clube UNESCO no Japão
Durante os dias 13, 14 e 15 de julho de 2017 foram realizadas várias atividades da WFUCA UNESCO, nas cidades de Tókio e Sendai, no Japão. Estiveram presentes os membros da Diretoria Executiva da WFUVA, bem como, representantes de diversos países, presidentes e vice-presidentes de federações regionais e nacionais, sendo: da América Latina: Brasil e México; da Ásia: Belarus, Cazaquistão, China, Coréia do Sul, Iêmen, Índia, Japão, Líbano e Vietnam e; da Europa: Chipre, Grécia, Itália, Romênia, Rússia; e da África: Burkina Faso, Camarão e Senegal.
O Brasil se fez representado pelo presidente da Federação Nacional das Associações, Centros e Clubes UNESCO do Brasil, Luís Otávio Palhari que também é membro da Diretoria Executiva da WFUCA UNESCO, para a América Latina e Caribe.
As reuniões da Diretoria Executiva da WFUCA foram realizadas no Salão Nobre do Hotel Metropolitan Edmont de Tókio e na Universidade das Nações Unidas de Tókio.
Na Universidade das Nações Unidas de Tókio, o Pr. Palhari participou como palestrante no Fórum de Discussão sobre o Movimento dos Clubes UNESCO, representando a Região da América Latina e Caribe. Em seu discurso: “Acredito que o conhecimento e a promoção dos ideais da UNESCO nos diversos países do Globo, se faz graças aos mais de 5.000 Clubes, Centros e Associações UNESCO criados e que trabalham juntos ao Governo e Sociedade Civil”, disse Palhari.
O evento concluiu que o Movimento de Associações, Centros e Clubes UNESCO é fundamental na divulgação, conscientização e aplicação da Agenda 2030, na sociedade dos países que fazem parte da ONU, possibilitando dessa forma, a perspectiva de um desenvolvimento sustentável, contribuindo com a cultura de paz.
Presidente da BFUCA/UNESCO abre evento na FUNVIC em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
No dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o presidente da BFUCA/UNESCO, Luís Otávio Palhari, abriu um evento especial na Faculdade de Pindamonhangaba em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Na ocasião, Palhari falou aos participantes sobre a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, que trabalha com questões de saúde, educação e proteção do planeta nos próximos 15 anos.
A Agenda 2030 é desenvolvida pelos 193 Estados-membros da ONU e tem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que visam estimular a ação em áreas essenciais para a humanidade.
O professor, que também preside a FUNVIC – Faculdade de Pindamonhangaba -, falou sobre o Ano Internacional do Turismo Sustentável definido pela ONU, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância do turismo para a distribuição da riqueza proporcionada pelas viagens.
Além disso, também ocorreu a premiação de três grupos de alunos que desenvolveram os melhores trabalhos sobre preservação do meio ambiente no ano de 2016.
Fortaleza é a quarta cidade a pleitear o CLUBE UNESCO no País
A Federação Nacional das Associações Centros e Clubes Unesco do Brasil (BFUCA) levou para à Capital cearense o Clube Unesco Ceará, entidade sem fins lucrativos ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), que trabalha para tornar o acesso a educação, esporte, ciência e cultura mais democrático para a população carente.
O grupo, que é o quarto no País a pleitear o Clube UNESCO no Ceará e terá ações iniciais nas áreas esportiva e educacional. Entre os principais projetos, já encontram-se em articulação, a busca de uma parceria com o Governo do Estado para que a finalidade do Centro de Formação Olímpica (CFO), alcançe seus três pilares: o esporte de alto rendimento, o educacional e o participativo.
A solenidade, que marcou a instalação do Clube, aconteceu no dia 27 de abril no auditório da Arena Castelão. Na ocasião, o presidente da BFUCA UNESCO do Brasil, Luís Otávio Palhari, conheceu a diretoria da Associação , presidente e vice-presidente, o sociólogo Fabricio Miguel, e o administrador, David Herculano, respectivamente, que pleiteiam o Clube UNESCO junto ao Itamaraty.
"O Clube Unesco Ceará chega buscando parcerias para um bem comum, sempre construindo uma política de paz. O esporte é uma ferramenta importantíssima na formação e na educação, incorporando a saúde e trazendo bem-estar para a sociedade. Entendemos que é necessário fortalecer as políticas públicas de estado como um proponente de ideias, garantindo o desenvolvimento sustentável”, ressaltou o presidente do Clube Unesco Ceará , Fabrício Miguel.
Dentre as autoridades presentes no evento estavam o governador Camilo Santana, o prefeito Roberto Cláudio, o secretário de Esportes do Estado, Gelson Ferraz, secretário da Casa Civil, Nelson Martins, e o chefe de Gabinete do Governo, Élcio Batista.
*SOBRE O CLUBE UNESCO:*
Os CLUBES UNESCO têm como missão divulgar e promover os ideais e objetivos da UNESCO, assim como, desenvolver projetos e trabalhos locais e regionais, voltados para educação, ciência, cultura, social, esporte/educação, comunicação e informação.
Os Clubes se dividem em quatro categorias principais:
1. Clubes estabelecidos nas escolas cujos membros são os alunos e os professores das instituições de ensino.
2. Clubes que funcionam nas universidades e nas instituições de ensino superior.
3. Clubes não educacionais, mas que tenham em seu estatuto ações e atividades voltadas às da UNESCO.
4. Clubes integrados por membros da sociedade civil que tem um estatuto jurídico específico, que distingue dentre os objetivos da UNESCO, e que agrupam diferentes personalidades do âmbito empresarial, líderes sociais e personalidades do âmbito acadêmico.
Atualmente o Brasil tem quatro clubes UNESCO sendo: CLUBE UNESCO FUNVIC (São Paulo), CLUBE UNESCO GOIÁS, CLUBE UNESCO BAHIA e agora o CLUBE UNESCO CEARÁ.
Presidente da UNESCO não governamental do Brasil participa de encontro com governador do Ceará, secretários, representantes do novo Clube UNESCO e Cuba
Como forma de estreitar relacionamentos e discutir possíveis projetos conjuntos, o presidente da UNESCO não governamental do BRASIL, Luís Otávio Palhari, participou de um encontro com o Governador do Ceará, Camilo Santana, Secretários de Estado, representantes do novo Clube UNESCO do Ceará e representantes do Ministério do Esporte de Cuba, neste mês de abril.
Na ocasião, além do Pr. Palhari, estiveram presentes Camilo Santana, governador do Ceará; Nelson Martins, Secretário Chefe da Casa Civil do Estado do Ceará; Quintino Vieira, Secretário Adjunto da Casa Civil; Rogério Fernandes, Assessor Especial da Casa Civil; Gelson Ferraz, Secretário de Esportes do Estado; Pr. Fabrício Souza, Presidente do Clube UNESCO Ceará; Pr. David Herculano, Vice-Presidente do Clube UNESCO Ceará; José Miranda, Diretor Nacional de Alto Rendimento do Ministério dos Esportes de Cuba e Eduardo Caballero, Diretor de Relações Internacionais do Ministério dos Esportes de Cuba.
O CLUBE UNESCO DO CEARÁ será o quarto clube a ser criado no Brasil, tendo um trabalho voltado a Educação e Esporte.
A presença dos trabalhos da UNESCO junto ao Governo do Ceará irá possibilitar um ganho para o Estado do Ceará, através da política de uma cultura de paz e do crescimento e desenvolvimento sustentável; aumentando dessa forma o compromisso com a Agenda 2030 da ONU – ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Crédito das Fotos: José Wagner/Gov. Ceará