O Projeto Aldeia Sustentável para Brumadinho e Mariana foi apresentado ao Ministério Público de Minas Gerais

O Projeto Aldeia Sustentável para Brumadinho e Mariana foi apresentado ao Ministério Público de Minas Gerais…
Projeto Aldeia Sustentável para Brumadinho e Mariana

Em reunião realizada na sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em Belo Horizonte, Rogério Fernandes, Head de Relações Institucionais e Governamentais da BFUCA UNESCO e a deputada federal Célia Xakriabá, representante da bancada indígena, uniram-se ao procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Jarbas Soares, para apresentar um projeto inovador: a construção de uma Aldeia Sustentável em Brumadinho e Mariana. 

Este projeto é uma das ações firmadas no acordo de reparação ambiental e social em resposta às tragédias ambientais na região, refletindo o compromisso com a justiça social e ambiental.

A Aldeia Sustentável está planejada para incluir 100 moradias construídas com materiais provenientes de uma usina de reciclagem e processamento de resíduos sólidos urbanos. 

Cada unidade habitacional será desenvolvida com uma base sustentável, utilizando energia solar fotovoltaica, aquecimento de água por sistema biossônico, reuso de água, e tecnologia para a transformação de dejetos humanos em biofertilizantes. 

O objetivo é não apenas promover um modo de vida ecologicamente responsável, mas também garantir a autossuficiência das habitações e de seus moradores.

Além das moradias, o projeto prevê a construção de uma horta orgânica, criadouros de peixes e aves, e uma produção de mel de abelha sem ferrão, tudo integrado para fomentar a sustentabilidade e a independência alimentar da comunidade. 

Outro destaque é a construção de um auditório com capacidade para 400 a 500 pessoas, destinado a atividades socioeducativas e socioambientais, além de encontros comunitários. Nesse espaço, serão realizadas palestras e discussões sobre convivência em comunidade, gestão ambiental e resolução de conflitos, inspiradas nos exemplos de coesão e organização social das aldeias indígenas.

O projeto apresentado ao Ministério Público de Minas Gerais visa implantar uma aldeia sustentável em Brumadinho e Mariana como um modelo de convivência, sustentabilidade e autossuficiência

Este é um marco de compromisso com a justiça social e ambiental, buscando honrar a cultura, a comunidade e o meio ambiente.

COMPARTILHE

Mais posts