Governança

Nossa Visão e Compromissos com a Governança

O que são os clubes UNESCO?

Os CLUBES UNESCO têm como missão divulgar e promover os ideais e objetivos da UNESCO, assim como, desenvolver projetos e trabalhos locais e regionais, voltados para educação, ciência, cultura, social, esporte, educação, comunicação e informação.

Os Clubes se dividem em quatro categorias principais:

  1. Clubes estabelecidos nas escolas cujos membros são os alunos e os professores das instituições de ensino
  2. Clubes que funcionam nas universidades e nas instituições de ensino superior.
  3. Clubes não educacionais, mas que tenham em seu estatuto ações e atividades voltadas às da UNESCO.
  4. Clubes integrados por membros da sociedade civil que tem um estatuto jurídico específico, que distingue dentre os objetivos da UNESCO, e que agrupam diferentes personalidades do âmbito empresarial, líderes sociais e personalidades do âmbito

ONU

A ONU – Organização das Nações Unidas surgiu em 24 de outubro de 1945, em São Francisco, na Califórnia, nos Estados Unidos da América após a Segunda Guerra Mundial com o intuito de manter a paz e segurança no mundo, fomentar relações amistosas entre as nações, promover o progresso social, melhores padrões de vida, direitoshumanos, além de contribuir com o desenvolvimento econômico e progresso social.


Entre outros órgãos, a ONU é formada pelo Sistema das Nações Unidas, que conta com a OMS – Organização Mundial de Saúde, o Programa Alimentar Mundial, a UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Conselho de Segurança e UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.


Atual Secretário Geral da ONU, Sr. António Guterres (Portugal).

UNESCO

A UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, foi fundada em Paris em 16 de novembro de 1945 com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo através da educação, ciência, cultura e comunicações.


A missão da UNESCO é contribuir para a “construção da paz”, reduzindo a pobreza, promovendo o diálogo intercultural, através da educação, ciência e cultura.


Outras prioridades da Organização incluem a busca da qualidade da educação para todos e da educação continuada, buscando a ética e os valores, construindo sociedades de conhecimento inclusivo através da informação e comunicação.


As metas e os objetivos concretos da UNESCO tem como propósito o de construir paz na mente de homens e mulheres, e promover o desenvolvimento sustentável para as nações.


Atual Diretora Geral da UNESCO, Sra. Irina Bokova (Bulgária).

WFUCA

No ano de 1981 foi criada a WFUCA, Federação Mundial das Associações, Centros e Clubes UNESCO é a UNESCO não governamental, constituída naquela época por 85 federações nacionais. Atualmente coordena mais de 5 mil Centros e Clubes UNESCO em 121países, sendo o Brasil a última federação a integrar o grupo dessas nações. O primeiro Clube UNESCO surgiu no Japão em 1947.


A WFUCA/UNESCO surgiu com o intuito de propagar e promover os ideais e objetivos da UNESCO junto à sociedade civil, e interagir os trabalhos entre governos e povos.

BFUCA

Em maio de 2013 foi criada a BFUCA, Federação Nacional das Associações, Centros e Clubes UNESCO pelo professor Luís Otávio Palhari a pedido da WFUCA/UNESCO e, desde então, tem como principal desafio expandir e ajudar na implan-tacão de Clubes UNESCO em todos os Estados do Brasil, e de Centros UNESCO nas cinco grandes regiões do Brasil.


A BFUCA/UNESCO foi oficializada internacionalmente em 08 de março de 2014, durante a 34ª. Reunião Anual da Diretoria Executiva da WFUCA/UNESCO, que aconteceu na Sede das Nações Unidas, em New York.


A BFUCA/UNESCO do Brasil, UNESCO não governamental trabalha para divulgar e promover os ideais e objetivos da UNESCO, tais como: educação para uma cultura de paz, mediação de conflitos, direitos humanos, desenvolvimento suste-ntável, igualdade de gênero e todo o compromisso com a Agenda 2030 das Nações Unidas. Incluem a interação das políticas públicas entre governo e sociedade civil.


O CLUBE UNESCO FUNVIC foi reconhecido pelo ITAMARATY – Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em 11 de dezembro de 2013, tornando-se o primeiro Clube UNESCO do Brasil.


A WFUCA/UNESCO por meio de sua Vice Presidencia para América Latina e Caribe declarou a FUNVC de Pindamonhangaba como sede da BFUCA/UNESCO e Universidade Piloto da UNESCO para divulgar os ideais, objetivos e projetos da UNESCO para o Brasil.


Desde 2015 o Brasil tem uma cadeira na diretoria Executiva da WFUCA/UNESCO – Federação Mundial da UNESCO, através do Pr. Luís Otávio Palhari que foi eleito durante o IX Congresso Mundial da WFUCA/UNESCO, em Beijing, na China.