Amazonia Fund Alliance será inaugurado em maio; iniciativa é parceria entre Amazonia Fund e BFUCA UNESCO
DA REDAÇÃO BFUCA UNESCO
“Amazônia Perdida”. Com essas palavras, a última edição da revista Science alerta a comunidade internacional para um desastre iminente: um estudo com 54 pesquisadores revela que a velocidade de destruição da Amazônia já pode ser irreversível.
A capa da publicação científica mais respeitada do planeta está longe de ser fatalista: nos últimos dois anos, o mundo testemunhou a maior devastação já registrada no Brasil.
Pela primeira vez, o desmatamento alcança e ultrapassa a marca de 10.000 km² por ano, uma área dez vezes maior que a de dez anos atrás. Em 2021 e 2022, um território equivalente a vinte e sete cidades de Nova York, ou 2.600 campos de futebol, foi destruído.
Um desastre humanitário, ambiental e socioeconômico.
Como parte das ações globais para reverter esse cenário, o Amazonia Fund e a BFUCA UNESCO lançam o AMAZONIA FUND ALLIANCE no próximo Festival de Cinema de Cannes. A inauguração do fundo independente acontece nos dias 21 e 22 de maio.
O programa internacional vai investir diretamente em renda fixa para indígenas e povos da Amazônia legal. Bem como em projetos de reflorestamento, preservação de rios e nascentes, pesquisa, e numa campanha disruptiva para reduzir drasticamente o lixo e a emissão de carbono.
Numa parceria que envolve celebridades globais, empresários, fundações e marcas internacionais, o programa espera levantar 5 milhões de dólares (cerca de 25 milhões de reais) no primeiro ano de atuação.
A campanha de fundraising começa durante o festival, com a realização de jantares de arrecadação e leilões na cidade francesa.
A cerimônia dá largada a um ciclo de jantares, concertos e eventos sociais para angariar recursos no Brasil e no mundo. Um baile de gala beneficente está previsto para acontecer no Festival de Cinema de Veneza, em setembro.
Alianças e mapeamento
O Amazonia Fund Alliance é uma iniciativa dos franceses Jean-Charles Jougla e Thierry Klemeniuk, empresários da indústria do entretenimento com vastas relações no mundo artístico. No Brasil, a aliança envolve entidades como Instituto Alok, SOS Amazônia, Aysso Corp., SPVC, e Funvic (Fundação Universitária Vida Cristã), entre outras.
Como parte do programa, a BFUCA UNESCO desenvolve atualmente pesquisas nas regiões mais críticas do território amazônico, mapeando populações indígenas, ONGS e famílias comprometidas com o reflorestamento e a preservação da Amazônia legal.
Submetidos a um processo criterioso de seleção e análise, os recursos vão financiar projetos de organizações sem fins lucrativos. As entidades beneficiadas precisam comprovar capacidade de atuação regional, governança e compliance.
Cada doação é reservada em uma conta escrow. As contribuições são abertas e podem ser feitas por qualquer pessoa no Brasil ou no mundo, após o lançamento do fundo.
Sobre a BFUCA UNESCO
A BFUCA UNESCO é a Federação das Associações, Centros e Clubes Unesco no Brasil, atuante em todo o território nacional.
A entidade tem como missão fomentar projetos que contribuam para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, assim como propagar os ideais da UNESCO, a construção de uma sociedade justa e pacífica, e trabalhar para uma Cultura de Paz.