No lançamento do Amazônia Fund Alliance no Festival de Cinema em Cannes, contou com a presença de uma das celebridades mais ativistas neste meio, o vencedor do Oscar Leonardo DiCaprio, que conversou com o Presidente Luis Otávio Palhari, na pauta foi acordado um encontro em solo brasileiro para estreitar os interesses e apoio mútuo a este tema.
O Amazonia Fund Alliance tem o objetivo de financiar projetos de organizações sem fins lucrativos voltados à criação de uma renda fixa para os povos indígenas que habitam a região amazônica. O programa também apoia projetos de reflorestamento, preservação de rios e nascentes e redução da emissão de carbono. A aliança reúne empresários, fundações, marcas internacionais e artistas de projeção global.
O Amazonia Fund Alliance e a BFUCA UNESCO alertam, conforme dados divulgados pela revista Science, que o desmatamento na Amazônia ultrapassou a marca de 10 mil quilômetros quadrados por ano, área dez vezes superior a registrada há uma década.
No primeiro ano, a projeção do programa é arrecadar US$ 5 milhões (aproximadamente R$ 25 milhões). A campanha prevê realização de jantares, leilões em Cannes, concertos e eventos sociais no Brasil e em outras partes do mundo. Em setembro, está previsto um baile de gala beneficente no Festival de Cinema de Veneza, na Itália.
O programa é uma iniciativa dos empresários franceses de entretenimento Jean-Charles Jougla e Thierry Klemeniuk.