Rogério Fernandes da BFUCA UNESCO se Reúne com Ministra dos Povos Indígenas para Discutir Projetos Ambientais

Nesta semana, o Head de Relações Institucionais e Governamentais da BFUCA UNESCO, Rogério Fernandes, realizou uma importante reunião com a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, onde foram abordadas três pautas cruciais para a preservação ambiental. Um dos principais tópicos…

Nesta semana, o Head de Relações Institucionais e Governamentais da BFUCA UNESCO, Rogério Fernandes, realizou uma importante reunião com a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, onde foram abordadas três pautas cruciais para a preservação ambiental.

Um dos principais tópicos discutidos foi o andamento do Fundo Amazônia Found Alliance, que atualmente se encontra em fase de balanço visando a captação de recursos para investimentos em questões vitais como fornecimento de água potável, gestão de resíduos sólidos urbanos e preservação do meio ambiente, com o objetivo último de salvaguardar as florestas. 

Este fundo conta com um termo de cooperação técnica já estabelecido com entidades renomadas como a Fundação Rede Amazônica, a SOS Amazônia e o Instituto do Mapú.

Além disso, Fernandes e Guajajara abordaram de maneira mais aprofundada a problemática do desmatamento, apresentando uma tecnologia revolucionária que transforma o Resíduo Sólido Urbano (RSU) em biomadeira. 

“Esta inovação promete ser um elemento-chave na luta contra o desmatamento, oferecendo uma alternativa que substitui a madeira convencional e contribuindo para deter tanto a exploração legal quanto ilegal das florestas”, explica Rogério Fernandes.

Outro ponto de destaque na reunião foi a preparação para uma nova edição do Festival de Cinema de Cannes deste ano. 

Rogério Fernandes aproveitou a ocasião para estender um convite à Ministra Sônia Guajajara para que ela se junte novamente ao evento, enfatizando a importância da presença dela para fortalecer a divulgação dos projetos do Amazônia Found Alliance.

No lançamento do Fundo em Cannes no ano passado, a edição contou com a participação da Ministra, que prestigiou o evento, assim como a deputada Célia Xakriabá. 

Também marcaram presença os atores Leonardo DiCaprio, Marina Ruy Barbosa, e a apresentadora Luciana Gimenez, além da participação remota do DJ Alok.

A reunião ressaltou o compromisso conjunto de entidades e autoridades no enfrentamento das questões ambientais urgentes, demonstrando a busca por soluções inovadoras e colaborativas para proteger o patrimônio natural e cultural da Amazônia e de todo o planeta.

Sobre a BFUCA UNESCO

BFUCA UNESCO é uma Federação brasileira sem fins lucrativos, comprometida com causas culturais, ambientais e educacionais, reconhecida pela UNESCO Paris e representada pelo seu Presidente, Prof Luís Otávio Palhari.

COMPARTILHE

Mais posts